terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Métodos Contraceptivos





Dificilmente encontraremos uma jovem que nunca tenha ouvido falar de pelo menos um dos métodos anticoncepcionais. Os meios de comunicação sempre estão divulgando, seja televisão, revistas, folhetos. Porém o grande número de adolescentes grávidas tem mostrado que não basta saber da existência dos métodos contraceptivos para garantir uso adequado.
Antes de tudo, precisa saber seu funcionamento, eficácia, vantagens e desvantagens. Essa parte técnica é muito útil para desenvolver no adolescente a convicção de que vale apenas utiliza-los. Além dos funcionamentos, tem outro lado muito importante sobre a prevenção da gravidez na adolescência: Falar de métodos contraceptivos é falar de projecto de vida futura. Isso significa que ele precisa conhecer os métodos adequados para eles.
"Os adultos ao sonegarem informações, e impedirem o acesso dos seus filhos adolescentes aos métodos anticoncepcionais estão indirectamente sendo responsáveis pelo aumento da incidência de abortos clandestinos, realizados muitas vezes por leigos e nas piores condições higiénicas e psicológicas possíveis. Prevenir uma concepção indesejada de uma adolescente e o aborto consequente é responsabilidade de todos nós, pais, educadores e médicos". (Luís Carlos Osório, 1992:43).
Usar um método anticoncepcional significa assumir uma vida sexual activa. O medo de uma eventual descoberta, por parte dos pais ou responsável, da camisinha ou pílula em suas coisas denuncia sua actividade sexual, e pode ser uma justificativa para não empregar qualquer método. "Se minha mãe achar em minhas coisas uma camisinha ou pílula, eu acho que ela me põe para fora de casa". (Relato de uma adolescente que participou das palestras)

Sem comentários: